sábado, 17 de fevereiro de 2018

RETRATOS DO LICEU

RETRATOS DO LICEU

“A máquina fotográfica é um espelho dotado de memória, porém incapaz de pensar”(Arnold Newman).

A tecnologia muitas vezes desvia a atenção dos nossos alunos, tornando-se um obstáculo ao processo de ensino-aprendizagem. O projeto “Retratos do Liceu: uma vivência da arte da fotografia no cotidiano escolar”, coordenado pelas professoras de Arte Elma Ferreira e Ellen Viana, do Liceu Maranhense, vem em bom tempo colocar a tecnologia a serviço da educação.
Aquilo que antes era um problema – o uso de celulares e smartphones pelos alunos em sala de aula – agora passa a ser uma importante ferramenta a serviço do desenvolvimento de competências e habilidades dos estudantes. E o melhor: fomentando a criatividade dos jovens, que é algo de suma importância na educação e no mercado de trabalho que eles irão enfrentar ao concluírem seus estudos no Ensino Médio.
O projeto, que envolve alunos do 2º e do 3º anos do Ensino Médio, está estruturado com base nas experiências dessas mesmas pessoas em fotografar a si mesmas – as chamadas selfies. Elas exprimem a identidade dos educandos somada aos conhecimentos adquiridos em sala de aula. O projeto faz um passeio desde a origem da fotografia até as contribuições de diversos estudiosos e a análise de fotos que marcaram a história.
Um aspecto importante do projeto é que ele propicia compreender a fotografia como uma expressão artística de leitura das sociedades sob vários ângulos, figurando como uma ferramenta indispensável para o resgate histórico e a preservação da identidade coletiva e de cada estudante. Outra característica interessante nesse projeto, tanto para os alunos quanto para o público que irá visitá-lo, é que ele tenta superar a banalização da foto, possibilitando que se selecione e se reflita sobre fotos e vídeos antes de postá-los nas redes sociais, evitando o gesto automatizado de compartilhar coisas acriticamente.
O gostoso de se aprender dessa forma é que a fotografia é algo lúdico, de forma que, como se diz popularmente, estamos “unindo o útil ao agradável”. O ensino tradicional é às vezes tão maçante, e a tecnologia, ao ser banida das salas de aula, torna-se uma concorrente desleal com os educadores. Não adianta mais proibir aos estudantes o uso desses aparelhos, embora isso seja algo relativo. Mas o fato é que, quando o educador consegue perceber que a fotografia está inserida nos conteúdos e desperta essa curiosidade no aluno, a prática pedagógica se torna muito mais agradável.
Entre os objetivos específicos do projeto, podemos destacar o de propiciar ao aluno o conhecimento das técnicas fotográficas em voga em diversas épocas e contextualizar as fotos históricas selecionadas com a realidade dos alunos envolvidos. Trata-se, portanto, de um projeto que não se restringe somente ao caráter artístico da fotografia: ele é interdisciplinar, pois constitui uma mescla da técnica fotográfica com conhecimentos históricos, éticos e estéticos que essa arte comporta.
Como bem mencionamos, o smartphone, assim como qualquer outra tecnologia moderna, é apenas reflexo de toda essa gama de conhecimentos e de interação já mencionados, possibilitando aos jovens, entre outras coisas, se autoconhecerem.
A culminância do projeto acontecerá no dia 14 de novembro corrente, a 15:30h no Campus da UFMA, no laboratório de fotografia do Curso de Comunicação Social, com o qual a escola estabeleceu uma parceria.
Que outras escolas possam se espelhar em projetos como esse! Que as universidades se mantenham sempre abertas e se aproximem dos professores e estudantes de Ensino Médio! E que a comunidade possa apreciar e prestigiar esse evento. Parabéns a todos os envolvidos! Parabéns, Liceu Maranhense!

Adriano Pinheiro
Professor de História
Publicado no Jornal Pequeno no dia 14 – 11 - 17


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