quinta-feira, 17 de agosto de 2017

HISTÓRIAS E MEMÓRIAS DE ALUNOS E PROFESSORES DO LICEU MARANHENSE

https://youtu.be/jvA9rmCRdyU
O trabalho de pesquisa apoiado pela FAPEMA teve por objetivo o resgate de memórias e histórias de professores, com faixa etária entre 25 a 65 anos, e alunos, com faixa etária entre 15 a 18 anos, que envoltos em suas práticas pedagógicas proporcionaram e proporcionam reflexões e ações de suas experiências e identidade escolar, que historicamente fazem parte do contexto social onde vivem, possibilitando assim uma visão de uma determinada sociedade que de forma hegemônica estabeleceu padrões que permaneceram e conduziram a conduta dos mesmos.
A historiografia das instituições escolares e seus sujeitos escolares tendo como aporte teórico a História Cultural nos direcionam para relatos orais e memórias esquecidas e não conhecidas, até então, pois segundo Nunes (2003, p.15) “as escolas são celeiros de memórias, espaços nos quais se tece parte da memória social”. Através de relatos de professores e alunos podemos conhecer a história da sociedade que a gerou, uma vez que a educação não é um fenômeno neutro e a mesma esta diretamente ligada aos ocorridos da sociedade.

Dessa forma, as questões que propõem esse projeto de pesquisa estão pautadas nas seguintes proposições: Quais lembranças do cotidiano escolar permeiam a memória de alunos e professores? Como essas lembranças e memórias contribuem para a construção e reconstrução da historia da educação da capital do Maranhão? Quais são as praticas pedagógicas que marcaram professores e alunos no cotidiano escolar? Como alunos e professores percebem as mudanças educativas no espaço tempo no ambiente escolar? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Projeto Quilombo: uma forma de resistência negra

O Projeto Quilombo foi pensado em 2014 por três professoras do Liceu Maranhense, sendo duas professoras da disciplina História, a profess...