O trabalho de pesquisa apoiado pela FAPEMA teve por objetivo o resgate de
memórias e histórias de professores, com faixa etária entre 25 a 65 anos, e
alunos, com faixa etária entre 15 a 18 anos, que envoltos em suas práticas
pedagógicas proporcionaram e proporcionam reflexões e ações de suas
experiências e identidade escolar, que historicamente fazem parte do contexto
social onde vivem, possibilitando assim uma visão de uma determinada sociedade
que de forma hegemônica estabeleceu padrões que permaneceram e conduziram a
conduta dos mesmos.
A historiografia das
instituições escolares e seus sujeitos escolares tendo como aporte teórico a
História Cultural nos direcionam para relatos orais e memórias esquecidas e não
conhecidas, até então, pois segundo Nunes (2003, p.15) “as escolas são celeiros
de memórias, espaços nos quais se tece parte da memória social”. Através de
relatos de professores e alunos podemos conhecer a história da sociedade que a
gerou, uma vez que a educação não é um fenômeno neutro e a mesma esta
diretamente ligada aos ocorridos da sociedade.
Dessa forma, as
questões que propõem esse projeto de pesquisa estão pautadas nas seguintes
proposições: Quais lembranças do cotidiano escolar permeiam a memória de alunos
e professores? Como essas lembranças e memórias contribuem para a construção e
reconstrução da historia da educação da capital do Maranhão? Quais são as
praticas pedagógicas que marcaram professores e alunos no cotidiano escolar?
Como alunos e professores percebem as mudanças educativas no espaço tempo no
ambiente escolar?
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