A
utilização das
Novas Tecnologias da Informação e Comunicação no atual sistema educacional
brasileiro pode ser concebido como uma grande mudança no processo de
aprendizagem, desde que seus recursos sejam direcionados para desenvolver uma
melhor compreensão e obtenção do conhecimento, pois, caso isso não ocorra, as mesmas
refletirão apenas ao uso de uma tecnologia com a finalidade de facilitar
tarefas, e não alcançará o objetivo de ser contribuinte ao processo de ensino
aprenizagem de forma significativa.
Segundo Valente (1999) as tecnologias e
métodos para comunicar surgidas no contexto da Revolução
Informacional ou Terceira Revolução
Industrial, desenvolvidas desde a segunda metade da década de 1970 e,
principalmente, nos anos 1990, são chamadas de Novas Tecnologias da Informação
e Comunicação.
A
imensa maioria delas se caracteriza por agilizar, horizontalizar e tornar menos
palpável (fisicamente manipulável) o conteúdo da comunicação, por meio da digitalização e da comunicação em redes (mediada ou não por computadores) para a captação, transmissão e
distribuição das informações (texto, imagem estática, vídeo e som).
Considera-se que o advento destas novas tecnologias (e a forma como foram
utilizadas por governos, empresas, indivíduos e setores sociais) possibilitou o
surgimento da "sociedade do
conhecimento técnico-informacional ".
A sociedade do
conhecimento técnico-informacional,é
caracterizada segundo Libâneo (2008) pelos diferentes mecanismos de informação
digital, de acesso à informação e de pesquisas entre matérias sempre
atualizadas.
Cada vez mais se faz necessário dominar
e processar as informações de forma eficiente e crítica tendo capacidade de
criar novas soluções a fim de participar de forma efetiva dessa sociedade.
A incorporação das Novas Tecnologias da Informação e da
Comunicação no ambiente escolar pode, segundo Netto (2005) dinamizar a aula,
tornando-as mais vivas, interessantes e vinculadas com as realidades atuais da
pesquisas e, principalmente, com a aprendizagem.
Apesar da incorporação das Novas
Tecnologias da Informação e Comunicação no ambiente escolar e o grande fascínio
das crianças e adolescentes pelo uso das mesmas há a possibilidade de seu uso chegar
à escola de forma inadequada. Pois a introdução das mesmas na escola significa
muito mais uma mudança de postura do professor diante das NTIC possibilitando criar
ambientes direcionados à construção do conhecimento, do que apenas a construção
de um laboratório de informática e de sua utilização.
Com a disseminação das Novas
Tecnologias da Informação e Comunicação nas escolas, o computador passou a ser
utilizado não só pela administração, mas também no processo
ensino-aprendizagem. Acompanhado de uma gama de programas que misturam jogos e
informações em tempo “real”, seu uso estar associado as mais variadas
possibilidades de acesso a informações e ao conhecimento.
Segundo Schaff (1990), pensar em
computadores na educação não significa meramente pensar na máquina e, sim, na
Educação. A informática e a educação devem ser consideradas como um todo,
visando sempre o beneficio da sociedade.
Com base no exposto e na minha
experiência em um Projeto
desenvolvido na escola Unidade de Ensino Básico Roseno de Jesus Mendes, em
parceria com a PLAN (ver Anexo A), intitulado Projeto Internacional da mudança
do clima (ver Anexo B), que teve como recurso metodológico o uso do computador,
é que sentimos a necessidade de fazer uma análise dessa experiência. Por considerarmos
que a mesma foi positiva e dessa forma, analisá-la pode contribuir para
refletirmos sobre as possibilidades que temos para trabalharmos com o
computador na escola.
Assim, a presente monografia
configura-se como uma análise de uma experiência no ambiente escolar com o uso
do computador através de um Projeto (ver Anexo B) desenvolvido na Unidade de Ensino
Básico Roseno de Jesus Mendes em parceria com a PLAN (ver Anexo A).
Nosso trabalho possui os seguintes
objetivos:
Geral:
a)
analisar a
introdução das NTIC, mas especificamente o computador, no ambiente escolar
através de um estudo de caso.
Específicos:
a)
descrever como
foi à relação dos alunos envolvidos no Projeto com as NTIC em especial com o
uso do computador;
b)
identificar as
dificuldades encontradas ao longo do desenvolvimento do Projeto com relação às
NTIC e professores;
c)
verificar se existe
alguma formação continuada para os professores da Unidade Ensino Básica Roseno
de Jesus Mendes direcionada ao uso das NTIC no ambiente escolar.
Com base nesses objetivos levantamos as
seguintes problematizações para buscar respostas na presente Monografia. Foram
as seguintes:
a)
os professores da
Unidade de Ensino Básico Roseno de Jesus Mendes estão preparados para
desenvolver atividades pedagógico-didáticas no ambiente escolar direcionados ao
uso das NTIC?;
b)
como ocorre a
introdução das novas tecnologias da Informação e comunicação na Unidade de
Ensino Básico Roseno de Jesus Mendes?;
c)
existe alguma
formação continuada para os professores da Unidade de Ensino Básico Roseno de
Jesus Mendes direcionada ao uso das NTIC no ambiente escolar?;
d)
como foi à
relação dos alunos envolvidos no Projeto com as NTIC em especial com o uso do
computador?
Neste sentido, o presente trabalho pretende
fazer uma análise sobre a introdução das Novas Tecnologias da Informação e
Comunicação no ambiente escolar, objetivando analisar o processo de introdução
das mesmas na UEB Roseno de Jesus Mendes.
Buscando inicialmente
alcançar os objetivos propostos o trabalho estar organizado da seguinte forma:
primeiramente fizemos a presente introdução na qual descrevemos a configuração
de nosso objeto de pesquisa No segundo capítulo faz-se a análise sobre as
transformações sociais e educacionais diante dos avanços tecnológicos. No terceiro
capítulo o percurso histórico das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação
na Educação (o computador). No quarto capítulo, A formação de professores
diante dos avanços das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação.
No quinto capítulo abordaremos
nossa experiência com o uso das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação no
ambiente escolar, como forma de promover uma sugestão de como as Tecnologias da
Informação e Comunicação podem ser utilizadas no ambiente escolar. No sexto capítulo
e última parte, fizemos as considerações finais, na qual apontamos nossas
análises acerca dos dados empíricos.
Consideramos
que nossa pesquisa não tem a pretensão de esgotar a temática, mas levar aos
leitores uma reflexão sobre as a importância das Novas Tecnologias da
Informação e Comunicação como um importante
recurso dentro do ambiente escolar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário