sábado, 31 de março de 2018

INTRODUÇÃO DAS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO AMBIENTE ESCOLAR (NTIC) - ESTUDO DE CASO: Unidade de Ensino Básico Roseno de Jesus Mendes


A utilização  das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação no atual sistema educacional brasileiro pode ser concebido como uma grande mudança no processo de aprendizagem, desde que seus recursos sejam direcionados para desenvolver uma melhor compreensão e obtenção do conhecimento, pois, caso isso não ocorra, as mesmas refletirão apenas ao uso de uma tecnologia com a finalidade de facilitar tarefas, e não alcançará o objetivo de ser contribuinte ao processo de ensino aprenizagem de forma significativa.
Segundo Valente (1999) as tecnologias e métodos para comunicar surgidas no contexto da Revolução Informacional ou Terceira Revolução Industrial, desenvolvidas  desde a segunda metade da década de 1970 e, principalmente, nos anos 1990, são chamadas de Novas Tecnologias da Informação e Comunicação.
A imensa maioria delas se caracteriza por agilizar, horizontalizar e tornar menos palpável (fisicamente manipulável) o conteúdo da comunicação, por meio da digitalização e da comunicação em redes (mediada ou não por computadores) para a captação, transmissão e distribuição das informações (texto, imagem estática, vídeo e som). Considera-se que o advento destas novas tecnologias (e a forma como foram utilizadas por governos, empresas, indivíduos e setores sociais) possibilitou o surgimento da "sociedade do conhecimento técnico-informacional ".
A  sociedade do conhecimento  técnico-informacional,é caracterizada segundo Libâneo (2008) pelos diferentes mecanismos de informação digital, de acesso à informação e de pesquisas entre matérias sempre atualizadas.
Cada vez mais se faz necessário dominar e processar as informações de forma eficiente e crítica tendo capacidade de criar novas soluções a fim de participar de forma efetiva dessa sociedade.
A incorporação das Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação no ambiente escolar pode, segundo Netto (2005) dinamizar a aula, tornando-as mais vivas, interessantes e vinculadas com as realidades atuais da pesquisas e, principalmente, com a aprendizagem.
Apesar da incorporação das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação no ambiente escolar e o grande fascínio das crianças e adolescentes pelo uso das mesmas há a possibilidade de seu uso chegar à escola de forma inadequada. Pois a introdução das mesmas na escola significa muito mais uma mudança de postura do professor diante das NTIC possibilitando criar ambientes direcionados à construção do conhecimento, do que apenas a construção de um laboratório de informática e de sua utilização.
Com a disseminação das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação nas escolas, o computador passou a ser utilizado não só pela administração, mas também no processo ensino-aprendizagem. Acompanhado de uma gama de programas que misturam jogos e informações em tempo “real”, seu uso estar associado as mais variadas possibilidades de acesso a informações e ao conhecimento.
Segundo Schaff (1990), pensar em computadores na educação não significa meramente pensar na máquina e, sim, na Educação. A informática e a educação devem ser consideradas como um todo, visando sempre o beneficio da sociedade.
Com base no exposto e na minha experiência em um Projeto desenvolvido na escola Unidade de Ensino Básico Roseno de Jesus Mendes, em parceria com a PLAN (ver Anexo A), intitulado Projeto Internacional da mudança do clima (ver Anexo B), que teve como recurso metodológico o uso do computador, é que sentimos a necessidade de fazer uma análise dessa experiência. Por considerarmos que a mesma foi positiva e dessa forma, analisá-la pode contribuir para refletirmos sobre as possibilidades que temos para trabalharmos com o computador na escola.
Assim, a presente monografia configura-se como uma análise de uma experiência no ambiente escolar com o uso do computador através de um Projeto (ver Anexo B) desenvolvido na Unidade de Ensino Básico Roseno de Jesus Mendes em parceria com a PLAN (ver Anexo A).
Nosso trabalho possui os seguintes objetivos:
Geral:
a)    analisar a introdução das NTIC, mas especificamente o computador, no ambiente escolar através de um estudo de caso.
Específicos:
a)    descrever como foi à relação dos alunos envolvidos no Projeto com as NTIC em especial com o uso do computador;
b)    identificar as dificuldades encontradas ao longo do desenvolvimento do Projeto com relação às NTIC e professores;
c)    verificar se existe alguma formação continuada para os professores da Unidade Ensino Básica Roseno de Jesus Mendes direcionada ao uso das NTIC no ambiente escolar.
Com base nesses objetivos levantamos as seguintes problematizações para buscar respostas na presente Monografia. Foram as seguintes:
a)    os professores da Unidade de Ensino Básico Roseno de Jesus Mendes estão preparados para desenvolver atividades pedagógico-didáticas no ambiente escolar direcionados ao uso das NTIC?;
b)    como ocorre a introdução das novas tecnologias da Informação e comunicação na Unidade de Ensino Básico Roseno de Jesus Mendes?;
c)    existe alguma formação continuada para os professores da Unidade de Ensino Básico Roseno de Jesus Mendes direcionada ao uso das NTIC no ambiente escolar?;
d)    como foi à relação dos alunos envolvidos no Projeto com as NTIC em especial com o uso do computador?
Neste sentido, o presente trabalho pretende fazer uma análise sobre a introdução das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação no ambiente escolar, objetivando analisar o processo de introdução das mesmas na UEB Roseno de Jesus Mendes.
Buscando inicialmente alcançar os objetivos propostos o trabalho estar organizado da seguinte forma: primeiramente fizemos a presente introdução na qual descrevemos a configuração de nosso objeto de pesquisa No segundo capítulo faz-se a análise sobre as transformações sociais e educacionais diante dos avanços tecnológicos. No terceiro capítulo o percurso histórico das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação (o computador). No quarto capítulo, A formação de professores diante dos avanços das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação. No quinto capítulo abordaremos nossa experiência com o uso das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação no ambiente escolar, como forma de promover uma sugestão de como as Tecnologias da Informação e Comunicação podem ser utilizadas no ambiente escolar. No sexto capítulo e última parte, fizemos as considerações finais, na qual apontamos nossas análises acerca dos dados empíricos.
Consideramos que nossa pesquisa não tem a pretensão de esgotar a temática, mas levar aos leitores uma reflexão sobre as a importância das Novas Tecnologias da Informação e Comunicação como um importante  recurso dentro do ambiente escolar.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Projeto Quilombo: uma forma de resistência negra

O Projeto Quilombo foi pensado em 2014 por três professoras do Liceu Maranhense, sendo duas professoras da disciplina História, a profess...