A formação do professor é garantida pela
Lei de Diretrizes e Bases da educação Nacional - Lei Nº 9.9394/96, conforme os
artigos a seguir (CARNEIRO, 1998):
Art. 61. A formação de
profissionais da educação, de modo a atender aos objetivos dos diferentes
níveis e modalidades de ensino e as características de cada fase do
desenvolvimento do educando, terá como fundamento:
I
- a associação entre teorias e práticas, inclusive mediante a capacitação em
serviço;
Art. 67. Os sistemas de ensino
promoverão a valorização dos profissionais, assegurando-lhes, inclusive nos
termos dos estatutos e dos planos de carreira do magistério público:
II - aperfeiçoamento profissional
continuado, inclusive com licenciamento periódico remunerado para esse fim;
Art. 87. Realizar programas de
capacitação para todos os professores em exercício, utilizando também. Para
isto, os recursos da educação à distância.
Para
Valente (1999), não basta estar na Lei, é necessário que se prepare o professor
para atuar com competência para ir além da aula expositiva, usando os recursos
da informática e contribuindo para a inserção das novas tecnologias no
cotidiano, pois atualmente saber ler e escrever não basta é preciso ler as
mensagens tecnológicas e sua interferência nas formas de organização da nossa
sociedade e nossa cultura.
Desta
forma faz-se necessário a formação de professores ao acesso a conteúdos que
propicie não apenas o domínio das NTIC, mas uma prática pedagógica reflexiva,
uma vez que o uso de computadores não garante, por si só, uma melhor qualidade
do ensino.
Segundo
Pretto (1996) vivemos num mundo onde diversos meios podem levar ao raciocínio e
ao conhecimento e de que aprendizagem pode acontecer de várias maneiras, além
da tradicional aula expositiva. Nesse sentido,
é preciso que o professor esteja preparado para enfrentar esse desafio, havendo
uma mudança de postura diante das NTIC.
Segundo Vituriano (2008) as escolas
contemporâneas além de preparar para o mundo do trabalho, devem desenvolver nos
alunos a capacidade de conviver em sociedade, articulando, dessa forma,
desenvolvimento humano e econômico, com vista ao exercício pleno da cidadania.
Dessa forma, dentro da sociedade da
informação pretende-se um professor, capaz de trabalhar a partir
do elo entre teoria e prática, tendo consciência das concepções que sustentam
sua ação em sala de aula. Com isso a formação passa a ser discutida em uma
perspectiva que assegure, acima de tudo, a relação entre o mundo e a escola,
buscando a qualidade do processo ensino e aprendizagem.
Segundo Lima (1985, p. 65)
É importante
superar definitivamente os enfoques tecnológicos, funcionalistas e
burocratizados da instituição educativa, aproximando-se, ao contrario do seu
caráter mais relacional, mais dialógico, mais cultura-contextual e comunitário,
em cujo âmbito adquire importância a relação que se estabelece entre todas as
pessoas, que trabalham dentro e fora da instituição.
Nesse contexto, a aprendizagem com o uso das NTIC exigi que
o professor, tenha uma formação crítico-reflexivo, capaz de atender as novas
demandas sociais de aprendizagem. Porém, muitas vezes, a formação inicial do
professor não os prepara para a utilização da informática de forma pedagógica,
é o que discutiremos a seguir.
A Rede Municipal de Educação de São Luis
definiu como proposta prioritária de sua política educacional formar seus
profissionais tendo como princípios:
a)
que a formação
de professores se fundamente em uma concepção critico-reflexiva, concebendo o
professor como sujeito do seu processo de formação, ou seja, favorecendo a
construção de um professor autônomo e competente, capaz de criar, planejar,
gerir e avaliar situações didáticas eficazes e a aprendizagem dos alunos;
b)
que se
oportunize a construção coletiva do conhecimento pedagógico, favorecendo o
desenvolvimento pessoal e profissional.
Nesse sentido, o Núcleo de Tecnologia
Educacional Municipal (NTEM), oportuniza a formação de professores da Rede
Municipal de Educação de São Luís com objetivo de promover a formação dos
professores no uso pedagógico das NTIC, contribuindo para a inclusão digital de
professores e alunos da Rede.
O objetivo geral do curso (ver Anexo C) é
promover a formação dos profissionais da educação da Rede Municipal de Educação
de São Luís no uso pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação (NTIC),
contribuindo para a inclusão digital de
professores, funcionários e alunos da rede.A principal ação do NTEM da SEMED
será desenvolver um programa de formação continuada, organizando cursos,
oficinas e eventos diversos para os educadores.Procurando sensibilizá-los,
assessorá-los e prepará-los para o uso pedagógico das NTIC nas escolas da rede.
A elaboração do curso consistiu em Introdução a Educação Digital (40h), com o
objetivo de inserir o professor no manejo de computadores com sistema
operacional Linux e recursos básicos da Internet. Tecnologia na Educação:
ensinando e aprendendo com as NTIC (100h), com o objetivo de utilizar de forma
pedagógica as NTIC em situações de ensino e aprendizagem em sala de aula e
complementação local (40 h), cujo objetivo era as NTIC e o Projeto Político
Pedagógico e/ou desenvolvimento de projetos educacionais (ver Anexo C).
O curso de Pedagogia da UFMA oferece a Disciplina Informática
Aplicada a Educação, através do curso de Computação, com carga horária de 60h, com
04 horas semanais.
Esta disciplina cursada durante a minha graduação teve um
conteúdo programático de forma mais instrucionista, não havendo por parte do
professor nenhuma preocupação com os objetivos da disciplina, ou melhor, com o
que ela poderia trazer de benefícios para um futuro professor e, sobretudo com
o aspecto pedagógico da informática no campo educacional. Foi oferecido de fato
um curso de computação, onde o computador foi destacado como maquina de
instrução, oferecendo uma introdução ao Programa Word e Excel.
Segundo Valente (1999, p. 63):
O nó da questão está na
formação docente, muitos educadores ainda não sabem o que fazer com os recursos
que a informática oferece. e, nesse sentido, a chave do problema é a questão da
formação, da preparação dos educadores para saberem como utilizar esta
ferramenta como parte das atividades que realizam na escola.
Através
de nossa experiência profissional na Unidade de Ensino Básico Roseno de Jesus
Mendes, com as Novas Tecnologias da Informação e Comunicação, em especial com o
computador, tivemos oportunidade de desenvolver um Projeto no qual direciona
uma prática pedagógica com o uso das NTIC, é dessa experiência que trataremos
no capitulo seguinte.
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