sábado, 31 de março de 2018

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DIANTE DOS AVANÇOS DAS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO (NTIC)-2009


A formação do professor é garantida pela Lei de Diretrizes e Bases da educação Nacional - Lei Nº 9.9394/96, conforme os artigos a seguir (CARNEIRO, 1998):
Art. 61. A formação de profissionais da educação, de modo a atender aos objetivos dos diferentes níveis e modalidades de ensino e as características de cada fase do desenvolvimento do educando, terá como fundamento:
 I - a associação entre teorias e práticas, inclusive mediante a capacitação em serviço;
Art. 67. Os sistemas de ensino promoverão a valorização dos profissionais, assegurando-lhes, inclusive nos termos dos estatutos e dos planos de carreira do magistério público: 
II - aperfeiçoamento profissional continuado, inclusive com licenciamento periódico remunerado para esse fim;
Art. 87. Realizar programas de capacitação para todos os professores em exercício, utilizando também. Para isto, os recursos da educação à distância.
Para Valente (1999), não basta estar na Lei, é necessário que se prepare o professor para atuar com competência para ir além da aula expositiva, usando os recursos da informática e contribuindo para a inserção das novas tecnologias no cotidiano, pois atualmente saber ler e escrever não basta é preciso ler as mensagens tecnológicas e sua interferência nas formas de organização da nossa sociedade e nossa cultura.
Desta forma faz-se necessário a formação de professores ao acesso a conteúdos que propicie não apenas o domínio das NTIC, mas uma prática pedagógica reflexiva, uma vez que o uso de computadores não garante, por si só, uma melhor qualidade do ensino.
Segundo Pretto (1996) vivemos num mundo onde diversos meios podem levar ao raciocínio e ao conhecimento e de que aprendizagem pode acontecer de várias maneiras, além da tradicional aula expositiva. Nesse sentido, é preciso que o professor esteja preparado para enfrentar esse desafio, havendo uma mudança de postura diante das NTIC.

Segundo Vituriano (2008) as escolas contemporâneas além de preparar para o mundo do trabalho, devem desenvolver nos alunos a capacidade de conviver em sociedade, articulando, dessa forma, desenvolvimento humano e econômico, com vista ao exercício pleno da cidadania.
Dessa forma, dentro da sociedade da informação pretende-se um professor, capaz de trabalhar a partir do elo entre teoria e prática, tendo consciência das concepções que sustentam sua ação em sala de aula. Com isso a formação passa a ser discutida em uma perspectiva que assegure, acima de tudo, a relação entre o mundo e a escola, buscando a qualidade do processo ensino e aprendizagem.
Segundo Lima (1985, p. 65)

É importante superar definitivamente os enfoques tecnológicos, funcionalistas e burocratizados da instituição educativa, aproximando-se, ao contrario do seu caráter mais relacional, mais dialógico, mais cultura-contextual e comunitário, em cujo âmbito adquire importância a relação que se estabelece entre todas as pessoas, que trabalham dentro e fora da instituição.

Nesse contexto, a aprendizagem com o uso das NTIC exigi que o professor, tenha uma formação crítico-reflexivo, capaz de atender as novas demandas sociais de aprendizagem. Porém, muitas vezes, a formação inicial do professor não os prepara para a utilização da informática de forma pedagógica, é o que discutiremos a seguir.

4.1 A formação do professor do município de São Luís diante das NTIC

A Rede Municipal de Educação de São Luis definiu como proposta prioritária de sua política educacional formar seus profissionais tendo como princípios:
a)    que a formação de professores se fundamente em uma concepção critico-reflexiva, concebendo o professor como sujeito do seu processo de formação, ou seja, favorecendo a construção de um professor autônomo e competente, capaz de criar, planejar, gerir e avaliar situações didáticas eficazes e a aprendizagem dos alunos;
b)    que se oportunize a construção coletiva do conhecimento pedagógico, favorecendo o desenvolvimento pessoal e profissional.
Nesse sentido, o Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal (NTEM), oportuniza a formação de professores da Rede Municipal de Educação de São Luís com objetivo de promover a formação dos professores no uso pedagógico das NTIC, contribuindo para a inclusão digital de professores e alunos da Rede.
O objetivo geral do curso (ver Anexo C) é promover a formação dos profissionais da educação da Rede Municipal de Educação de São Luís no uso pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação (NTIC), contribuindo para  a inclusão digital de professores, funcionários e alunos da rede.A principal ação do NTEM da SEMED será desenvolver um programa de formação continuada, organizando cursos, oficinas e eventos diversos para os educadores.Procurando sensibilizá-los, assessorá-los e prepará-los para o uso pedagógico das NTIC nas escolas da rede. A elaboração do curso consistiu em Introdução a Educação Digital (40h), com o objetivo de inserir o professor no manejo de computadores com sistema operacional Linux e recursos básicos da Internet. Tecnologia na Educação: ensinando e aprendendo com as NTIC (100h), com o objetivo de utilizar de forma pedagógica as NTIC em situações de ensino e aprendizagem em sala de aula e complementação local (40 h), cujo objetivo era as NTIC e o Projeto Político Pedagógico e/ou desenvolvimento de projetos educacionais (ver Anexo C).

4.2 A formação inicial ao uso das NTIC através do curso de pedagogia da Universidade Federal do Maranhão

O curso de Pedagogia da UFMA oferece a Disciplina Informática Aplicada a Educação, através do curso de Computação, com carga horária de 60h, com 04 horas semanais.
Esta disciplina cursada durante a minha graduação teve um conteúdo programático de forma mais instrucionista, não havendo por parte do professor nenhuma preocupação com os objetivos da disciplina, ou melhor, com o que ela poderia trazer de benefícios para um futuro professor e, sobretudo com o aspecto pedagógico da informática no campo educacional. Foi oferecido de fato um curso de computação, onde o computador foi destacado como maquina de instrução, oferecendo uma introdução ao Programa Word e Excel.
Segundo Valente (1999, p. 63):

O nó da questão está na formação docente, muitos educadores ainda não sabem o que fazer com os recursos que a informática oferece. e, nesse sentido, a chave do problema é a questão da formação, da preparação dos educadores para saberem como utilizar esta ferramenta como parte das atividades que realizam na escola.

Através de nossa experiência profissional na Unidade de Ensino Básico Roseno de Jesus Mendes, com as Novas Tecnologias da Informação e Comunicação, em especial com o computador, tivemos oportunidade de desenvolver um Projeto no qual direciona uma prática pedagógica com o uso das NTIC, é dessa experiência que trataremos no capitulo seguinte.



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