sábado, 10 de março de 2018

Governo se reúne com proponentes de projetos selecionados pelo edital Com Ciência Cultural

Governo se reúne com proponentes de projetos selecionados pelo edital Com Ciência Culturalhttp://www.educacao.ma.gov.br/governo-se-reune-com-proponentes-de-projetos-selecionados-pelo-edital-com-ciencia-cultural
Realizada, na tarde desta terça-feira (7), a primeira reunião técnica de articulação e alinhamento das ações a serem desenvolvidas nos projetos selecionados pelo edital Com Ciência Cultural, promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em parceria com as secretarias de Estado de Cultura e Turismo (Sectur) e de Ciência e Tecnologia (Secti), por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fapema).
O Com Ciência Cultural foi criado pelo Governo do Maranhão em 2017 com o objetivo de apoiar projetos que induzam o encontro entre o fazer pedagógico das escolas e as experiências artísticas e culturais em curso nas comunidades.
Na reunião, coordenada pela Seduc, por meio da Secretaria Adjunta de Programas e Projetos Especiais (SAPPE), os coordenadores das escolas e os proponentes dos projetos selecionados apresentaram documentação impressa e fizeram uma exposição oral do que se trata a proposta, como será desenvolvida, e qual será o cronograma de execução.
No total, 87 projetos foram inscritos no ano passado, 31 foram selecionados, sendo 15 na capital e 16 no interior do estado. Os projetos foram contemplados com recursos na ordem de até R$ 15 mil para o desenvolvimento de ações artísticas e culturais nas escolas estaduais, pelo período mínimo de seis meses e máximo de dez meses.

Governo se reúne com proponentes de projetos selecionados pelo edital Com Ciência Cultural
“Nós estamos alinhando as ações para que possamos iniciar os trabalhos. Temos diversos trabalhados interessantes que vão contribuir com a aprendizagem dos nossos jovens e para a melhoria da qualidade da educação. São projetos que usam a música para discutir a pedagogia escolar, projeto que aborda a linguagem de Libras, projeto voltado para a fotografia, para a literatura, para arte da capoeira, entre outros, que vão mobilizar as escolas e melhorar a aprendizagem”, disse Ismael Cardoso, secretário adjunto da Sappe.
O Centro de Ensino de Apoio à Pessoa com Surdez, no bairro da Alemanha, por exemplo, vai envolver 30 alunos e professores coordenadores dos grupos de pesquisa e trabalho, para desenvolver o projeto ‘Comunicas em Libras Maranhão’.
“O nosso projeto tem por objetivo registrar os sinais que são utilizados pela comunidade surda aqui em São Luís, tanto em material impresso, quanto em vídeos. Registrar os sinais referentes aos pontos históricos, pratos típicos de São Luís, manifestações culturais locais. Ou seja, é registrar aspectos da nossa história em língua de sinais”, destacou Rosilane Martins, professora/intérprete do CAS.
O Centro de Ensino Maria do Socorro Almeida, no bairro São Cristóvão, vai desenvolver o projeto ‘Cantos em Contos o Meu Lugar é uma Ilha’.
“O nosso projeto tem por objetivo reunir histórias das comunidades do entorno da escola, com viés da matriz africana e da matriz indígena. A partir de pesquisas e oficinas de arte que envolve literatura, contação de história, produção de texto e ilustração, vamos produzir um livro com os alunos da nossa escola que conte sobre as memórias e sobre as histórias das famílias, dos bairros e a cidade onde eles moram”, disse Claudia Matos, professora do Centro de Ensino Maria do Socorro Almeida.
O Centro Educa Mais Maria Mônica Vale, no Bairro do Vinhais, uma das primeiras escolas de Educação Integral do Maranhão, vai trabalhar ‘A Fotografia e Materialização da Memória Escolar’.
“A proposta é a gente trabalhar com as temáticas dentro do âmbito escolar. Assim, vamos trabalhar com questões de gêneros, datas comemorativas, utensílios, ou seja, a materialização daquilo que atualmente não fazemos mais, que é fazer a fotografia, em si, porque hoje a gente usa muito da imagem no celular. Então a nossa ideia é registrar em fotografia a história da nossa escola para a posteridade”, Ana Paula dos Santos Reinaldo, professora de História e proponente do projeto.
“Muitos projetos já estão em andamento nas escolas, outros serão iniciados agora. Os projetos selecionados abordam vários eixos temáticos, desde cultura afro-brasileira, cultura indígena, patrimônio imaterial, territórios afetivos, enfim, diversos eixos onde cada proponente apresentou um projeto, que agora será desenvolvido. As ações dos projetos serão acompanhadas pela Sappe”, destacou Maurício Nunes, coordenador do projeto Com Ciência Cultural.
Fonte: Seduc
Fotos: Divulgação
08/03/18

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